1- Qual é a validade da GUIA AUTORIZADA PELA CODESA?
As autorizações são online, é para ser realizada no momento do atendimento, podendo ser prorrogada por até 90 dias da data de sua emissão.
 
2- Quais são as informações necessárias para atendimento?
Carteirinha do plano e um documento de identificação com foto.
 
3- Posso solicitar autorização de consulta por e-mail? 
NÃO. Desde julho/2016 as autorizações são realizadas no sistema online pelo prestador.
  
4- Qual é o telefone de contato para tirar dúvidas sobre o plano de saúde?    
3132-7357 ou 3132-7326.
 
5- Aposentados da CODESA podem utilizar o plano de saúde?
Sim, mas é necessário autorizar previamente o desconto por débito automático na conta do Banco do Brasil e tomar conhecimento das regras do plano.
 
6- Se o aposentado não tiver conta no Banco do Brasil?  
Não será possível utilizar o plano de saúde pois a CODESA não possui este tipo de convênio com outro banco para descontar as despesas médicas.
 
7- Todos os dependentes dos aposentados podem utilizar o plano de saúde?
Apenas esposa ou companheira (união estável), devidamente comprovada através de certidão de casamento ou declaração de união estável emitida pelo cartório.
 
 
8- Sessões de psicologia, psicoterapia ou psiquiatria:
É preciso ter indicação médica. A CODESA autoriza a realização de até mais que 40 sessões por ano, mediante a emissão de LAUDO do Psicólogo/Psiquiatra informando o motivo de estender o tratamento e a previsão de conclusão do mesmo. Essa declaração será entregue ao médico PERITO contratado pela CODESA para que analise. Com sua concordância, a gestão do plano registra no sistema a quantidade extra para que o colaborador continue o acompanhamento sem problemas.
 
9- O que inclui em uma consulta oftalmológica?
 A consulta oftalmológica inclui: anamnese, refração, inspeção e exame de pupilas, acuidade visual, retinoscopia e ceratometria, fundoscopia, biomicroscopia do segmento anterior, exame sumário de motilidade ocular e do senso cromático.
 
10- Qual é a acomodação em caso de internação?
 
Os beneficiários APOSENTADOS têm direito a acomodação em Enfermaria.
 
Os beneficiários ATIVOS têm direito a acomodação em Apartamento/Quarto com banheiro privativo. Os procedimentos e honorários médicos têm seu valor dobrado quando a internação é feita em apartamento de acordo com as Instruções Gerais contidas nas páginas 05 a 07 do catálogo CBHPM, conforme segue:
1.5 ? Esta classificação constitui referência para acomodações hospitalares coletivas (enfermaria ou quartos com dois ou mais leitos)
6.2 ? Para os planos superiores ofertados por operadoras, diferentemente do previsto no citado item 1.5, fica prevista a valoração do porte pelo dobro de sua quantificação, nos casos de pacientes internados em apartamento ou quarto privativo, em â??Day clinicâ? ou UTI. Não estão sujeitos às condições deste item os atos médicos do capítulo IV (Diagnósticos e Terapêuticos), exceto quando previsto em observações específicas do Capítulo.
 
11- Como posso ter acesso à rede credenciada?
No link "CATALOGO" na página do plano de saúde.
 
 
12 - Qual o prazo para solicitação de reembolso
Somente serão analisadas as solicitações de reembolso, de serviço pago diretamente ao PRESTADOR NÃO CREDENCIADO,  enviadas dentro de prazo de até 90 dias após a sua realização.
Somente serão reembolsados os serviços com cobertura na tabela, realizados dentro da área de cobertura da Operadora e dentro dos critérios técnicos e administrativos adotados pela Companhia.
 
13- Quando uma cirurgia pode ser considerada estética?
 Uma cirurgia, ou outro procedimento, é considerado de caráter estético quando sua indicação não vise restaurar função parcial ou total de órgão ou parte do corpo humano lesionada por enfermidade, traumatismo ou anomalia congênita.
 
 
14- Quem tem direito a acompanhante durante o período de internação?
Os menores de 18 anos, os maiores de 60 anos e a gestante nos período do pré parto, parto e pós parto imediato.
 Artigo 12 da Lei n.º 9656/98 e Resolução Normativa n.º 167/08
 
15- Há diferença entre atendimento de urgência e de emergência?
 Caracteriza-se como urgência os atendimentos resultantes de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional. Atendimentos de emergência são os que implicarem em risco imediato de vida ou lesões irreparáveis para o paciente e deverá ser caracterizada por declaração do médico assistente.
 
16- Qual o prazo para consulta de retorno?
Consulta de retorno caracteriza quando o paciente necessita retornar ao médico para apresentar exames solicitados por este na consulta inicial.
 
De acordo com a resolução nº 1958/2010 do Conselho Federal de Medicina (CFM) consulta de retorno não pode ser cobrada, mas quem especifica o prazo é o médico.
 
Logo, o prazo a ser marcado para a  consulta de retorno deve ser coerente com os exames solicitados pelo médico, uma vez que há exames que demoram até mais de 30 dias para serem realizados.
 
Leia a Resolução 1958/2010 do CFM na íntegra.
 
18 - Quantas Ultrassonografias posso fazer por ano?
Alguns procedimentos possuem uma determinada quantidade previamente autorizada por ano, mediante solicitação médica.
As US OBSTETRICAS, por exemplo, são autorizadas UM por MÊS por solicitação médica.
Se ultrapassar essa quantidade, solicite ao seu médico um laudo e agende um horário com o perito para análise e autorização.
Alguns casos podem ser analisados somente com documentos, sem necessidade de se deslocar até o perito.
Procure se informar!
 
A ANS possui DUT (diretriz de utilização) para vários procedimentos. As diretrizes podem ser consultadas neste link.
 
19 - Qual a tabela praticada?
VIGÊNCIA: a partir de 01/04/2018
 
Consultas eletivas: R$ 90,00
 
Pronto Socorro (PS): R$ 80,00 + taxas conforme CBHPM
 
Especialidades (Eletiva): R$ 114,00
Pediatria (ELETIVO E PS), Psiquiatria, Reumatologia, Clínico Geral, Geriatria e Homeopatia
 
Filme: R$ 25,74
 
 

 

HONORÁRIOS MÉDICOS: CBHPM 3ª edição (com valor de base da 5ª ed. 10-2009):
                                                 reajuste de 2,53%  
                                                 PORTES + 35,22%  - UCO R$13,88) 

 

SADT: CBHPM 3ª edição (com valor de base da 5ª ed. 10-2009):
                                                  reajuste de 2,53%  
                                               PORTES + 14,95%  - UCO R$13,75
 
LABORATORIAL ANALISES CLINICAS (SADT) :
CBHPM 3ª ED. + 14,95%  - UCO R$ 14,06  
 
LABORATORIAL PATOLOGIA (SADT) :
CBHPM 3ª ED. + 9,78% (reajuste de 2,80% )
 
                           
 
MATERIAIS           - SIMPRO +20%
MEDICAMENTOS  - BRASÍNDICE +32%
Referência: 31/03/2018 
 
Portes Anestésicos:
 
Porte 1 R$ 118,87
Porte 2 R$ 172,89
Porte 3 R$ 255,31
Porte 4 R$ 378,22
Porte 5 R$ 584,88
Porte 6 R$ 817,22
Porte 7 R$ 1.161,65 
Porte 8 R$ 1533,12 
 
20 - Dados para faturamento:
Companhia Docas do Espírito Santo
Coordenação de Recursos Humanos - Plano de Saúde
Av. Getúlio Vargas, 556 - Centro - Vitória - ES
CEP 29010-945
CNPJ 27.316.538/0001-66
ANS 41650-9
 
 
21 - Tabela de Descontos:
Pessoa Física  : INSS - 20%
Teto máximo: R$ 513,01
 Pessoa Jurídica:
 
IRPJ 1,20%
CSSL 1,00%
COFINS 3,00%
PIS 0,65%
 
Faixa Desconto IRPF 
 
Limite de Isenção - R$ 1.903.98
 
Limite Percentual Desconto
R$ 2.826.65 7,50
R$ 142,80
R$ 3.751,05 15,00 R$ 354,80
R$ 4.664,68 22,50 R$ 636,13
acima R$ 4.664,68 27,50 R$ 869,36
Codesa Saúde | Registro na ANS - 41650-9 | Cnpj 27.316.538/0001-66
Versão TISS 3.02 e superior

Codesa - Companhia Docas do Espí­rito Santo - Av. Getúlio Vargas 556 Vitória Centro ES Brasil - CEP 29010-945